Indução da Ovulação - Coito Programado

O que é?

A indução à Ovulação, popularmente conhecido como Coito programado, consiste no acompanhamento médico no monitoramento da ovulação, para que a partir do cálculo preciso do período fértil da mulher sejam programadas as relações sexuais, evitando possíveis obstáculos para a fecundação.

É um tratamento onde ocorre a indução dos óvulos via medicamento e monitoramento ultrassonográfico a cada dois ou três dias, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos folículos. Assim que eles atingirem o tamanho ideal, o casal é orientado a ter relações sexuais com mais frequência, é uma técnica que busca aumentar chances normais de gravidez. É um tratamento indicado a casais jovens sem problemas visíveis de fertilidade, geralmente recomendado antes da inseminação artificial.

Quais exames são necessários?

Vários exames serão solicitados como morfológico do aparelho reprodutor, hormonal, cariótipo, espermograma e ultrassonografia e cada caso é analisado individualmente antes de iniciar o tratamento.

O Tratamento

O tratamento se inicia no segundo, terceiro e às vezes no quarto dia do ciclo menstrual, pois é nessa fase que avaliamos a contagem de folículos nos ovários, bem como a presença de algum fator que pode impedir uma boa evolução do ciclo. Neste primeiro ultrassom o ovário deverá apresentar apenas pequenos cistos medindo no máximo 6-10 mm, os chamados de folículos antrais. Eles contêm os óvulos, que sairão na época da ovulação.

Através de acompanhamento ultrassonográfico, o médico observará o crescimento dos folículos que devem aumentar de tamanho e assim que alcançarem um diâmetro médio de 17-22 mm. Então, nessa fase, é aplicada uma medicação chamada gonadotrofina coriônica (hCG), que tem como objetivo promover a maturação final do óvulo e a sua saída do ovário (ovulação). Após esta etapa, o óvulo liberado é capturado pelas tubas e, no interior das mesmas é fertilizado pelos espermatozoides oriundos de uma relação sexual normal e programada.

Quantas vezes posso tentar o coito programado?

A chance de um casal engravidar por meio do coito programado, se a mulher tem tubas permeáveis e normais e se o marido possui sêmen sem alterações, varia de 13 a 18% e pode ser alterada devido a diversos fatores, principalmente a idade da mulher.

Após 3 tentativas de coito programado sem sucesso, o especialista em reprodução humana indicará quando é preciso partir para outras opções de tratamento de fertilidade, de acordo com cada caso.

Indução da Ovulação

Consiste no acompanhamento médico no monitoramento da ovulação, para que a partir do cálculo preciso do período fértil da mulher sejam programadas as relações sexuais.

Inseminação Artificial

Envolve indução da ovulação, preparo dos espermatozoides com substâncias que aumentam a motilidade, e inseminação intrauterina do material preparado no dia da ovulação.

Fertilização in Vitro

FIV tradicional - método mais simples que a FIV-ICSI que dá bons resultados em casais selecionados, por exemplo, mulheres com obstrução de trompas e endometriose.

FIV - ICSI

Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides para casos mais complexos, principalmente fator masculino severo (baixa contagem de espermatozóides).